quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Revolução do Movimento Passe Livre

          
          São tantas coisas para se falar que eu nem sei por onde começar, ou melhor, sei sim.
          Que momento bonito que estamos passando, é emocionante ver as pessoas se movimentando novamente, mesmo que muitas delas não entendam direito o que está acontecendo e queiram apenas demonstrar patriotismo.
          Não é pelos 20 centavos, até porquê em São José dos Campos, onde moro, foram 50 centavos, com dedução de 10 depois de algumas manifestações menores.
          Não é pelos centavos, mas é também, porquê estes centavos todos os dias, no fim do ano dá um montante.
          É pelos centavos, mas também é pelos bilhões gastos com a Copa do Mundo, é pelo falido sistema capitalista o qual me tornei escrava.
          É pela falta de condições de pagar uma faculdade.
          É por desejar ser jornalista e ter que pagar uma droga de uma faculdade!
          É por aturar a Rede Globo de televisão dizer que faz jornalismo responsável.
          É pela Veja, pelo Estadão e por toda a vergonha que sinto de ter esta corja atuante.
          Dizem por aí que a geração coca-cola acordou, sorry, fomos derrubados da cama pela Geração Z, muitos até se levantaram, mas se acordamos, veremos nos passos adiante.
          Há dias tenho acompanhado o desenvolvimento das manifestações, e tenho, de fato, me emocionado com os acontecimentos, me emocionado tanto quanto tenho me revoltado.
          Fiquei indignada ao ver pessoas do meu convívio achar uma "frescura", ou se reportar as manifestações com descaso, querer que pare, enfim, coisas do gênero, uma semana depois eu vejo que algumas destas pessoas aderiram ao movimento, pelo menos para ficarem bem na fita, que seja, chegará uma hora que elas irão, de fato, entender e não se opor. Já é um grande passo.
          A depredação também me indigna, mas sei que vem de poucos, aliás, de raros.
          Mas quer saber o que mais me indigna de tudo? Senhora Presidenta, cadê a Senhora na nossa linha de frente?
          Não, não precisa ir para a rua, afinal é o seu governo, mas as poucas palavras da Senhora, Senhora Presidenta, não me consolaram, estou esperando a Senhora, em caráter der urgência, sancionar uma lei em que os policiais que não tiverem com a identificação e agirem de forma agressiva, com manifestantes passivos, sejam severamente punidos.
          É pelos 20, 40, 50 centavos, é pelos bilhões, mas é também pelo 1/3 do que ganho ir para a aluguel, 1/3 para os juros bancários, 1/3 para água/luz e...
          E? E não tem mais, acabou meu dinheiro mensal, mas peraí, falta comer, falta estudar, falta ter saúde, falta ter lazer! Falta tanta coisa e é por isso tudo também
          São pelos R$200,00 pagos mensalmente, pelo meu pai, ao plano de saúde, afinal, ruim com ele, muito pior sem ele.
          É pelos mais de mil mensais pagos para a escola particular.
          É pelos mais tantos pago de aluguel.
          É pelas taxas bancárias absurdas. Aliás, os bancos, aqueles maiores financiadores do tráfico, sabe?
          Tantos motivos me levam a manifestar que eu me perco ao listar.
          Mas sobretudo é para que aprendamos a votar, para que se aprenda que voto nulo não anula eleição, pois nulidade e nulo não são a mesma coisa, é para que se tenha História Política nas escolas para não escutarmos mais: Político é tudo igual
          É para que minhas filhas possam ir felizes às urnas, tendo conhecimento em cada candidato que votaram e que depois, independente de ele ter ou não ganhado elas estejam satisfeitas, e quando não estiverem possam cobrar sem medo.
          É pelos 20 centavos da classe média, Sr. Jabor, mas também é em ter que ouvir falar do Sr., do Pelé, do Ronaldo "Fenômeno".
          É pela falta de perspectiva de uma vida mais tranquila.
          É pelo imposto absurdo.
          É pela vida Severina.
          São tantos os motivos.
          É pelo Feliciano, pelo Renan, pelo Sarney.
          Não vejo graça nestes acontecimentos, mas vibro e me alegro em saber que há tantos milhões na rua.
          Cada manifestação que vejo, cada apoio que percebo faz meu sangue vibrar, isso é o meu sangue, a minha vida.
          Quero mais, quero muito mais, muito mais vida e menos capitalismo.
          Muito mais amor, revolução, evolução.
          Recebo mensagens perguntando o meu ponto de vista sobre o depois.
          Quer saber o depois?
          Depois é continuar, não voltar a se acomodar, você sabia que o que estourou a Revolução Francesa foi o preço do pãozinho?
          Pois é, então não é só pelos 20, 40, 50 centavos na passagem, é porque com R$1,00 não se compra mais 10 pães, na verdade, nem 3.
          Por isso olho tudo com esperança que as manifestações revolucionem a maneira de pensar de nós brasileiros e que a cultura do jeitinho brasileiro seja desfeita.
          #vemprarua.

Nenhum comentário: